O que é Educação Múltipla?


 

É o conjunto de alfabetizações necessárias à vida na sociedade contemporânea.

 


 

  • Alfabetização Lingüística

Capacidade de investigar, interpretar, comparar, descrever e expor idéias, palavras, números, imagens, símbolos, signos, dados, códigos e outras formas de expressão, oralmente e por escrito.


  • Alfabetização para a Saúde

Capacidade de entender o funcionamento do corpo humano, alimentação, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), drogas legais e ilegais, desenvolvendo a percepção sobre a importância de preservar a saúde.


  • Alfabetização Digital

Capacidade de acessar, processar, armazenar e comunicar informações, dados, textos, fotos e vídeos por meio eletrônico.


  • Alfabetização Midiática

Capacidade de analisar e sintetizar fatos veiculados pelos meios de comunicação de massa - televisão, jornais, rádio, revistas, cinema etc. - reconhecendo o papel e a especificidade de suas diferentes linguagens, suportes e contextos.


  • Alfabetização Social

Capacidade de planejar, produzir e decidir em grupo, através de processos cooperativos que possibilitem identificar, descrever, classificar e explicar fatos relacionados a situações concretas da vida em coletividade.


  • Alfabetização Política

Capacidade de entender o funcionamento da democracia e cidadania participativa, desenvolvendo a percepção sobre a importância de fazer uso de direitos, cumprirem deveres e negociar pacificamente.


  • Alfabetização Econômica

Capacidade de entender o funcionamento do mercado de trabalho (empregabilidade) e da economia nas escalas macro (produtividade) e micro (consumo), desenvolvendo a percepção sobre a importância da autonomia financeira (esforço pessoal), poupança (disciplina), priorização de gastos e investimentos (discernimento).


  • Alfabetização Ambiental

Capacidade de se relacionar com o meio ambiente de maneira responsável, usando a água e demais recursos naturais com critério e dando preferência a produtos e serviços não-poluentes.